O nosso Centro participou uma vez mais no tradicional carnaval da freguesia. Foi um verdadeiro momento de alegria e muita animação.
Os nossos idosos, juntamente com as colaboradoras, mostraram que "a magia não tem idade".
Este ano de 2025, o Centro Social da Paróquia de Antime comemora 25 anos de atividade social prestada em prol da população mais frágil. Para assinalar as bodas de prata da instituição, a direção do Centro Social está a elaborar um programa com diferentes iniciativas, umas de abrangência interna e destinadas aos seus utentes e famílias e outras abertas à comunidade em geral.
As iniciativas em questão enquadram-se no plano de atividades para o presente ano com o tema geral “Histórias que Tocam a Alma - 25 Anos de Memórias e Afetos”.
Com estatutos aprovados desde 1992 e atividade social, nas atuais instalações, iniciada em maio de 2000, sob a “batuta” do Pe. Alfredo Saleiro, esta Instituição Particular de Solidariedade Social celebra esta data com a firme intenção de poder continuar a prestar um serviço de qualidade e com o compromisso de alargar as suas respostas sociais voltadas para a Pessoa Idosa.
O início oficial das comemorações está apontado para o domingo, dia 18 de maio, com uma Eucaristia, na Igreja de Antime. Nessa celebração se dará graças pelo bem feito ao longo dos 25 anos e serão sufragados todos os que serviram no Centro Social, como membros da direção, funcionários e colaboradores, assim como todos os utentes já falecidos.
Além disso, é intenção da direção promover diversos contactos e parcerias para organizar, ao longo do ano, momentos lúdicos e culturais, incluindo um Seminário sobre a problemática da Pessoa Idosa e o trabalho desenvolvido pelos Centros Sociais.
O início oficial das comemorações dos 25 anos do Centro Social da Paróquia de Antime está apontado para o domingo, dia 18 de maio, com uma Eucaristia presidida por D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga.
Na Santa Missa que se celebra na Igreja de Antime, às 11h, toda a comunidade é convidada a marcar presença para dar graças pelo bem feito ao longo dos 25 anos e para sufragar todos os que serviram no Centro, como membros da direção, funcionários e colaboradores, assim como todos os utentes já falecidos.
Com esta celebração, animada pelo Grupo Coral de Antime, pretende a Instituição iniciar o programa das comemorações das bodas de prata da Instituição que se prolongará ao longo de todo o ano.
Para o dia 30 de maio, está já marcado um segundo momento, que será uma peça teatral levada a palco pelo Grupo de Teatro S. João Bosco, do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, no auditório da Junta de Freguesia de Antime, às 21h30.
Internamente, sob o lema “Histórias que Tocam a Alma - 25 Anos de Memórias e Afetos”,vão-se sucedendo as iniciativas com os utentes e os colaboradores para celebrar esta data festiva.
Recorde-se que, com estatutos aprovados desde 1992 e atividade social, nas atuais instalações, iniciada em maio de 2000, sob a “batuta” do Pe. Alfredo Saleiro, o Centro Social de Antime celebra esta data com a firme intenção de poder continuar a prestar um serviço de qualidade e com o compromisso de alargar as suas respostas sociais voltadas para a Pessoa Idosa. Atualmente serve 10 utentes em ERPI, 15 utentes em Centro de Dia e 15 utentes em SAD.
D. Delfim Gomes presidiu à celebração inaugural dos nossos 25 anos de atividade, de solidariedade, de dedicação e de afetos partilhados com os que mais precisam. No dia 18 de maio, na Igreja Paroquial, muitos se associaram a nós para a Eucaristia, na qual demos graças a Deus por todos e por cada um dos que contribuiu e contribui para a nossa Instituição.
Em seguida o senhor bispo visitou as nossas instalações onde, de modo muito afável, conviveu com utentes, familiares, colaboradores, voluntários e direção.
No dia 21 de junho, ao entardecer, a chegada do Verão proporcionou aos utentes do Centro Social, nas suas três valências (ERPI, SAD e CD), o arraial dos santos populares.
Aos nossos utentes juntaram-se colaboradores e funcionários, os elementos da direção, assim como o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Presidente e a Secretária da Junta e outros amigos da nossa instituição, como o Eng. Tiago Ribeiro, o Arq. Gil Soares e o Fotógrago Jorge Oliveira.
Foi um momento simples de comunhão e alegria.
A 10 de julho, em plena semana da Festa em honra de Nossa Senhora de Antime, os utentes do nosso centro participaram na primeira Peregrinação dos Frágeis, levada a cabo pelo arciprestado de Fafe. Foi participada por mais de 150 idosos provenientes de várias instituições de todo o concelho.
IEES e Centro Social da Paróquia de Antime promovem Seminário do Dia Internacional do Educador Social tendo como mote o Envelhecimento Digno
A Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF) do Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), em parceria com o Centro Social da Paróquia de Antime, promove no próximo dia 2 de outubro de 2025, o V Seminário do Dia Internacional do Educador Social, subordinado ao tema “Envelhecer com Dignidade: O Compromisso Ético e Profissional na Intervenção Socioeducativa — 25 Anos de Caminho Partilhado com a Comunidade”.
O evento terá lugar no Auditório do IEES, e conjuga duas comemorações de grande relevância: por um lado, a celebração anual do Dia Internacional do Educador Social, promovida pela ESEF-IEES, por outro, os 25 anos de existência do Centro Social de Antime, instituição dedicada ao bem-estar e apoio contínuo à comunidade.
Depois da abertura que contará com a presença de D. José Cordeiro, a sessão inaugural contará com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques Mendes, sublinhando a importância nacional do tema.
O programa integra painéis de discussão com especialistas de reconhecido mérito da CNIS, UDIPSS Braga, ISCIA e Câmara Municipal do Porto, que abordarão o compromisso ético e profissional na intervenção socioeducativa junto da população envelhecida, bem como oficinas de aprendizagem, nas áreas da psicomotricidade, musicoterapia sénior e apoio domiciliário, concebidas para aproximar a academia da prática profissional e fomentar a partilha de estratégias inovadoras de intervenção. O encerramento incluirá um momento cultural dinamizado pelos Centros de Convívio da UNIR.
“Este seminário constitui uma oportunidade ímpar para refletir e partilhar práticas inovadoras, reforçando o compromisso do IEES com a formação de profissionais capazes de responder aos desafios do envelhecimento digno na sociedade atual”, refere Ana Camões, Coordenadora do Curso de Educação Social.
Cuidar da Vida com Amor é o lema que escolhemos para a comemoração dos 25 anos de atividade do nosso centro social da Paróquia de Antime, pequenino em dimensão, mas grande em dedicação e amor.
Na comemoração das nossas bodas de prata foi para a direção um ponto de honra levar a cabo uma jornada de reflexão sobre a realidade do trabalho social que é levado a cabo especialmente pelas Instituições Sociais da Igreja Católica.
Nesse sentido, decorreu hoje sob o lema Envelhecer com Dignidade: O Compromisso Ético e Profissional na Intervenção Socioeducativa — 25 Anos de Caminho Partilhado com a Comunidade este V Seminário do Dia Internacional do Educador Social pretendendo não só celebrar o bem até aqui feito, mas sobretudo expressar a firme vontade de fazer melhor e de melhor servir os nossos utentes.
Foi para a nossa Instituição, direcção, direção técnica, funcionários e utentes um dia memorável, que ficará gravado nas páginas douradas da nossa história.
Agradecemos de coração a quem nos acolheu tão bem no Instituto Europeu de Estudos Superiores
Professor Doutor César Freitas (Diretor ESEF-IEES)
Professora Doutora Ana Camões (Coord. Licenciatura em Educação Social ESEF-IEES)
Cindy Vaz (Coordenadora do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária ESEF-IEES)
Professora Rita Valente (ESEF-IEES)
Dra Liliana Cardoso
Agradecemos de coração ao Sr. D. José Cordeiro (Arcebispo Metropolita de Braga) que no dia do seu aniversário de ordenação episcopal quis estar connosco.
Agradecemos de coração à Dra Clara Marques Mendes (Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão) que desde a primeira hora fez questão de marcar presença nesta nossa terra justa, solidária e inclusiva, no contexto desta comemoração.
Agradecemos ao Dr João Ferreira, Diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, e ao Pe. José Antunes, Presidente da UDIPSS/Braga
Agradecemos muito a todos os especialistas, oradores e intervenientes que partilharam o seu saber e conhecimento:
Dra Palmira Dias (Vereadora da Ação Social CMFafe)
Professora Renata Machado (ISCIA)
Dr Rui Barreira (UDIPSS/Braga)
Dra Filomena Bordalo (CNIS)
Raquel Castello-Branco (CM Porto)
Agradecemos a quem dinamizou as Oficinas de Aprendizagem Envelhecer com Dignidade: Fazer, Sentir, Aprender:
Prof. Joana Carvalho (ESEF-IEES)
Patrícia Abreu (Projeto UNIR/Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Fafe)
Vânia Guimarães (Centro de Social de Medelo – SAD)
Agradecemos ao Grupo de Cantares dos Centros de Convívio do Projeto UNIR pelo momento cultural final.
Agradecemos às Instituições parceiras e congéneres que marcaram presença e que connosco colaboraram sobretudo na elaboração do vídeo apresentado após a sessão de boas vindas.
Agradecemos a todos os alunos e a todos os participantes deste Seminário Internacional.
Juntos continuamos a CUIDAR DA VIDA COM AMOR!
[Fotografias: Pe. Vítor Araújo]