Notícias

Carnaval 2025

 

O nosso Centro participou uma vez mais no tradicional carnaval da freguesia. Foi um verdadeiro momento de alegria e muita animação.

Os nossos idosos, juntamente com as colaboradoras, mostraram que "a magia não tem idade".

 

Centro Social da Paróquia de Antime comemora 25 anos

 

 

Este ano de 2025, o Centro Social da Paróquia de Antime comemora 25 anos de atividade social prestada em prol da população mais frágil. Para assinalar as bodas de prata da instituição, a direção do Centro Social está a elaborar um programa com diferentes iniciativas, umas de abrangência interna e destinadas aos seus utentes e famílias e outras abertas à comunidade em geral.

As iniciativas em questão enquadram-se no plano de atividades para o presente ano com o tema geral “Histórias que Tocam a Alma - 25 Anos de Memórias e Afetos”.

Com estatutos aprovados desde 1992 e atividade social, nas atuais instalações, iniciada em maio de 2000, sob a “batuta” do Pe. Alfredo Saleiro, esta Instituição Particular de Solidariedade Social celebra esta data com a firme intenção de poder continuar a prestar um serviço de qualidade e com o compromisso de alargar as suas respostas sociais voltadas para a Pessoa Idosa.

O início oficial das comemorações está apontado para o domingo, dia 18 de maio, com uma Eucaristia, na Igreja de Antime. Nessa celebração se dará graças pelo bem feito ao longo dos 25 anos e serão sufragados todos os que serviram no Centro Social, como membros da direção, funcionários e colaboradores, assim como todos os utentes já falecidos.

Além disso, é intenção da direção promover diversos contactos e parcerias para organizar, ao longo do ano, momentos lúdicos e culturais, incluindo um Seminário sobre a problemática da Pessoa Idosa e o trabalho desenvolvido pelos Centros Sociais.

Centro Social de Antime inicia comemorações dos 25 anos

O início oficial das comemorações dos 25 anos do Centro Social da Paróquia de Antime está apontado para o domingo, dia 18 de maio, com uma Eucaristia presidida por D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga.

Na Santa Missa que se celebra na Igreja de Antime, às 11h, toda a comunidade é convidada a marcar presença para dar graças pelo bem feito ao longo dos 25 anos e para sufragar todos os que serviram no Centro, como membros da direção, funcionários e colaboradores, assim como todos os utentes já falecidos.

Com esta celebração, animada pelo Grupo Coral de Antime, pretende a Instituição iniciar o programa das comemorações das bodas de prata da Instituição que se prolongará ao longo de todo o ano.

Para o dia 30 de maio, está já marcado um segundo momento, que será uma peça teatral levada a palco pelo Grupo de Teatro S. João Bosco, do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, no auditório da Junta de Freguesia de Antime, às 21h30.

Internamente, sob o lema “Histórias que Tocam a Alma - 25 Anos de Memórias e Afetos”,vão-se sucedendo as iniciativas com os utentes e os colaboradores para celebrar esta data festiva.

Recorde-se que, com estatutos aprovados desde 1992 e atividade social, nas atuais instalações, iniciada em maio de 2000, sob a “batuta” do Pe. Alfredo Saleiro, o Centro Social de Antime celebra esta data com a firme intenção de poder continuar a prestar um serviço de qualidade e com o compromisso de alargar as suas respostas sociais voltadas para a Pessoa Idosa. Atualmente serve 10 utentes em ERPI, 15 utentes em Centro de Dia e 15 utentes em SAD.

D. Delfim Gomes visitou a nossa Casa

D. Delfim Gomes presidiu à celebração inaugural dos nossos 25 anos de atividade, de solidariedade, de dedicação e de afetos partilhados com os que mais precisam. No dia 18 de maio, na Igreja Paroquial, muitos se associaram a nós para a Eucaristia, na qual demos graças a Deus por todos e por cada um dos que contribuiu e contribui para a nossa Instituição.

Em seguida o senhor bispo visitou as nossas instalações onde, de modo muito afável, conviveu com utentes, familiares, colaboradores, voluntários e direção.

Assim demos início à celebração dos nossos 25 anos com a missão de cuidar da vida com amor.

Grupo de Teatro S. João Bosco subiu a palco em Antime

O Grupo de Teatro S. João Bosco, do Seminiário de Braga, trouxe-nos no dia 30 de maio, cultura e arte, com a apresentação de uma peça intitulada: “Uma Vontade de Ir”.
Tratou-se de um momento cultural integrado na comemoração das Bodas de Prata da nossa Instituição que quisemos oferecer à comunidade em geral. Muito agradecemos à Junta de Freguesia pela cedência do auditório.
Agradecemos aos seminaristas esta visita e a quantos quiseram assistir à peça. Foi um momento de grande alegria para todos.

Arraial dos Santos Populares

No dia 21 de junho, ao entardecer, a chegada do Verão proporcionou aos utentes do Centro Social, nas suas três valências (ERPI, SAD e CD), o arraial dos santos populares.

Aos nossos utentes juntaram-se colaboradores e funcionários, os elementos da direção, assim como o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Presidente e a Secretária da Junta e outros amigos da nossa instituição, como o Eng. Tiago Ribeiro, o Arq. Gil Soares e o Fotógrago Jorge Oliveira.

Foi um momento simples de comunhão e alegria.

Pereginação dos Frágeis

A 10 de julho, em plena semana da Festa em honra de Nossa Senhora de Antime, os utentes do nosso centro participaram na primeira Peregrinação dos Frágeis, levada a cabo pelo arciprestado de Fafe. Foi participada por mais de 150 idosos provenientes de várias instituições de todo o concelho.

Seminário Internacional engrandece 25 de atividade social em Antime

IEES e Centro Social da Paróquia de Antime promovem Seminário do Dia Internacional do Educador Social tendo como mote o Envelhecimento Digno

A Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF) do Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), em parceria com o Centro Social da Paróquia de Antime, promove no próximo dia 2 de outubro de 2025, o V Seminário do Dia Internacional do Educador Social, subordinado ao tema “Envelhecer com Dignidade: O Compromisso Ético e Profissional na Intervenção Socioeducativa — 25 Anos de Caminho Partilhado com a Comunidade”.

O evento terá lugar no Auditório do IEES, e conjuga duas comemorações de grande relevância: por um lado, a celebração anual do Dia Internacional do Educador Social, promovida pela ESEF-IEES, por outro, os 25 anos de existência do Centro Social de Antime, instituição dedicada ao bem-estar e apoio contínuo à comunidade.

Depois da abertura que contará com a presença de D. José Cordeiro, a sessão inaugural contará com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques Mendes, sublinhando a importância nacional do tema.

O programa integra painéis de discussão com especialistas de reconhecido mérito da CNIS, UDIPSS Braga, ISCIA e Câmara Municipal do Porto, que abordarão o compromisso ético e profissional na intervenção socioeducativa junto da população envelhecida, bem como oficinas de aprendizagem, nas áreas da psicomotricidade, musicoterapia sénior e apoio domiciliário, concebidas para aproximar a academia da prática profissional e fomentar a partilha de estratégias inovadoras de intervenção. O encerramento incluirá um momento cultural dinamizado pelos Centros de Convívio da UNIR. 

“Este seminário constitui uma oportunidade ímpar para refletir e partilhar práticas inovadoras, reforçando o compromisso do IEES com a formação de profissionais capazes de responder aos desafios do envelhecimento digno na sociedade atual”, refere Ana Camões, Coordenadora do Curso de Educação Social.

Seminário Internacional no IEES refletiu envelhecimento com dignidade

Cuidar da Vida com Amor é o lema que escolhemos para a comemoração dos 25 anos de atividade do nosso centro social da Paróquia de Antime, pequenino em dimensão, mas grande em dedicação e amor.

Na comemoração das nossas bodas de prata foi para a direção um ponto de honra levar a cabo uma jornada de reflexão sobre a realidade do trabalho social que é levado a cabo especialmente pelas Instituições Sociais da Igreja Católica.

Nesse sentido, decorreu hoje sob o lema Envelhecer com Dignidade: O Compromisso Ético e Profissional na Intervenção Socioeducativa — 25 Anos de Caminho Partilhado com a Comunidade este V Seminário do Dia Internacional do Educador Social pretendendo não só celebrar o bem até aqui feito, mas sobretudo expressar a firme vontade de fazer melhor e de melhor servir os nossos utentes.

Foi para a nossa Instituição, direcção, direção técnica, funcionários e utentes um dia memorável, que ficará gravado nas páginas douradas da nossa história.

Agradecemos de coração a quem nos acolheu tão bem no Instituto Europeu de Estudos Superiores

Professor Doutor César Freitas (Diretor ESEF-IEES)

Professora Doutora Ana Camões (Coord. Licenciatura em Educação Social ESEF-IEES)

Cindy Vaz (Coordenadora do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária ESEF-IEES)

Professora Rita Valente (ESEF-IEES)

Dra Liliana Cardoso

Agradecemos de coração ao Sr. D. José Cordeiro (Arcebispo Metropolita de Braga) que no dia do seu aniversário de ordenação episcopal quis estar connosco.

Agradecemos de coração à Dra Clara Marques Mendes (Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão) que desde a primeira hora fez questão de marcar presença nesta nossa terra justa, solidária e inclusiva, no contexto desta comemoração.

Agradecemos ao Dr João Ferreira, Diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, e ao Pe. José Antunes, Presidente da UDIPSS/Braga

Agradecemos muito a todos os especialistas, oradores e intervenientes que partilharam o seu saber e conhecimento:

Dra Palmira Dias (Vereadora da Ação Social CMFafe)

Professora Renata Machado (ISCIA)

Dr Rui Barreira (UDIPSS/Braga)

Dra Filomena Bordalo (CNIS)

Raquel Castello-Branco (CM Porto)

Agradecemos a quem dinamizou as Oficinas de Aprendizagem Envelhecer com Dignidade: Fazer, Sentir, Aprender:

Prof. Joana Carvalho (ESEF-IEES)

Patrícia Abreu (Projeto UNIR/Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Fafe)

Vânia Guimarães (Centro de Social de Medelo – SAD)

Agradecemos ao Grupo de Cantares dos Centros de Convívio do Projeto UNIR pelo momento cultural final.

Agradecemos às Instituições parceiras e congéneres que marcaram presença e que connosco colaboraram sobretudo na elaboração do vídeo apresentado após a sessão de boas vindas.

Agradecemos a todos os alunos e a todos os participantes deste Seminário Internacional.

Juntos continuamos a CUIDAR DA VIDA COM AMOR!


[Fotografias: Pe. Vítor Araújo]