IEES e Centro Social da Paróquia de Antime promovem Seminário do Dia Internacional do Educador Social tendo como mote o Envelhecimento Digno
A Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF) do Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), em parceria com o Centro Social da Paróquia de Antime, promove no próximo dia 2 de outubro de 2025, o V Seminário do Dia Internacional do Educador Social, subordinado ao tema “Envelhecer com Dignidade: O Compromisso Ético e Profissional na Intervenção Socioeducativa — 25 Anos de Caminho Partilhado com a Comunidade”.
O evento terá lugar no Auditório do IEES, e conjuga duas comemorações de grande relevância: por um lado, a celebração anual do Dia Internacional do Educador Social, promovida pela ESEF-IEES, por outro, os 25 anos de existência do Centro Social de Antime, instituição dedicada ao bem-estar e apoio contínuo à comunidade.
Depois da abertura que contará com a presença de D. José Cordeiro, a sessão inaugural contará com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques Mendes, sublinhando a importância nacional do tema.
O programa integra painéis de discussão com especialistas de reconhecido mérito da CNIS, UDIPSS Braga, ISCIA e Câmara Municipal do Porto, que abordarão o compromisso ético e profissional na intervenção socioeducativa junto da população envelhecida, bem como oficinas de aprendizagem, nas áreas da psicomotricidade, musicoterapia sénior e apoio domiciliário, concebidas para aproximar a academia da prática profissional e fomentar a partilha de estratégias inovadoras de intervenção. O encerramento incluirá um momento cultural dinamizado pelos Centros de Convívio da UNIR.
“Este seminário constitui uma oportunidade ímpar para refletir e partilhar práticas inovadoras, reforçando o compromisso do IEES com a formação de profissionais capazes de responder aos desafios do envelhecimento digno na sociedade atual”, refere Ana Camões, Coordenadora do Curso de Educação Social.